Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Até 25 de janeiro, a pandemia do novo coronavírus já deixou 99.237.358 contaminados e matou 2.130.497 no mundo

No Brasil são 8.844.577 contaminados e 217.037 mortos. A estatística é da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, estado de Maryland, nos EUA

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 65,6 milhões. No Brasil são 604.000 vacinados. Os dados são da Bloomberg (mundial) e da revista VEJA (nacional).

 

RESPOSTAS SOBRE A VACINAÇÃO

 

Junto ao início da campanha de imunização no país, vieram também as dúvidas. Pensando nisso, VEJA esclarece as principais questões sobre o tema: quanto tempo após tomar vacina ela dá proteção? Segundo os estudos clínicos, cerca de 15 dias após a aplicação da dose. Posso deixar de usar máscara após a vacina? Não. Além disso, é necessário continuar com todas as medidas preventivas, como lavar as mãos e evitar aglomerações. Posso tomar a primeira dose da CoronaVac e a segunda de Oxford, ou vice-versa? Para garantir a segurança e eficácia, é recomendado tomar as duas doses do mesmo fármaco, e não misturar. Veja aqui o tira-dúvidas completo.
 

 

VACINA DE OXFORD

A Fiocruz negocia com o laboratório AstraZeneca a compra de mais 15 milhões de doses prontas da vacina de Oxford contra a Covid-19. A decisão foi tomada com o objetivo de iniciar a imunização antes da chegada dos insumos para a fabricação nacional. Até lá, as únicas 2 milhões de unidades do fármaco disponíveis serão distribuídas proporcionalmente entre todos os estados e o Distrito Federal – com ressalva ao Amazonas, que receberá 5% do total por causa da crise de oxigênio. A Fiocruz recomendou ao Ministério da Saúde que o intervalo entre as duas doses no Brasil seja de 12 semanas, prazo máximo aferido nos estudos.
 

 

TESTES COM JOVENS

No fim da fila das campanhas de vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, os adolescentes sequer participaram suficientemente dos estudos clínicos dos fármacos já aplicados pelo planeta. Mas isso deve mudar. Ao menos quatro grandes farmacêuticas – Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Janssen – começaram ou estão prestes a iniciar testes de fase 3 em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A Pfizer e a Moderna começaram a recrutar os jovens no fim do ano passado. Já a AstraZeneca planeja fazer o mesmo em breve, enquanto a Janssen pretende começar os estudos dentro de quatro a seis semanas após o anúncio da eficácia nos adultos.
 

 

PANDEMIA PELO MUNDO

País que lidera a cobertura de vacinação contra a Covid-19, com quase 40% da população contemplada, Israel já tem indicativos de uma queda no número de internações. Segundo uma fonte do governo, caíram 60% as hospitalizações de idosos desde o início da campanha, há cerca de três semanas. Já na Alemanha, o governo pretende adotar o tratamento experimental usado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. A terapia já tem sido utilizada nos EUA, sobretudo na fase inicial da infecção. No Reino Unido, o ministro da Saúde, Matt Hancock, afirmou que foram identificados nove casos da variante brasileira do coronavírus e 77 da sul-africana.
Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com