Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Salvador (115.634), Feira de Santana (14.226) e Vitória da Conquista (10.405) são os municípios que lideram o ranking de vacinação da primeira dose.
Em relação ao público-alvo, já foram vacinados 261.389 trabalhadores da saúde, 48.032 idosos de 85 a 89 anos, 44.597 idosos com 90 anos ou mais, 17.460 idosos de 80 a 84 anos, 13.665 indígenas aldeados, 13.173 idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPI) e 534 pessoas com deficiência.
Já em relação à segunda dose, foram aplicadas 13% das vacinas recebidas. Salvador (4.215), Ilhéus (985) e Eunápolis (663) são as cidades que lideram o ranking de aplicação da segunda dose.
Do público-alvo da segunda dose, já foram vacinados 20.258 profissionais da saúde, 1.301 idosos de ILPI, 611 indígenas aldeados e 128 pessoas com deficiência.
Antes de comparecer aos locais de imunização, é necessário consultar se o nome conta na lista disponibilizada no site da SMS, no link acima.
Se o nome não estiver na lista, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS, no endereço www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br. Outra opção é fazer a atualização de forma presencial no Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro).
O serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.
Os responsáveis por idosos que não podem comparecer nas unidades por dificuldade de locomoção podem solicitar a vacinação domiciliar. O cadastro pode ser feito tanto no site da Secretaria Municipal de Saúde, quanto no 5º Centro.
A vacinação para quem vai receber a segunda dose da vacina está disponível no drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e do Atacadão em Fazenda Coutos, além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro. A vacinação nos pontos de drive thru vai das 8h às 17h.
Para quem não tem como se dirigir ao local de carro, a prefeitura disponibilizou dois pontos de vacinação convencional, no mesmo horário. Um deles é o próprio Complexo Clementino Fraga e a Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma.
O plano inicial previa que todos os trabalhadores da área da Saúde e toda a população idosa com 75 anos ou mais fosse vacinado com prioridade.
Além disso, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas, e toda a população indígena, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas também deveriam ser imunizados na primeira fase.