Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
A Secretaria Municipal da Saúde começa, a partir das 8h de segunda-feira (21), uma jornada ininterrupta de 33 horas de vacinação contra o novo coronavírus. Na segunda, além da imunização por idade será retomada a vacinação dos grupos prioritários/habilitados na estratégia que fizerem agendamento pelo site hora marcada.
Veja a programação da estratégia que começa às 8h de segunda-feira e segue até as 17h de terça-feira:
Drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições e Shopping Bela Vista.
Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e USF Federação.
Drives: Centro de Convenções, 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Universidade Católica (Pituaçu) e Vila Militar (Dendezeiros).
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica (Pituaçu) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).
Drives: Centro de Convenções, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições, 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros) e Shopping Bela Vista.
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica (Pituaçu), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e USF Federação.
A aplicação das 2ª doses da Oxford e CoronaVac acontecerá entre 08h e 14h para aqueles que estão com o reforço atrasado ou com a data agendada no cartão de vacinação para até o dia 30 de junho.
2ª dose Oxford: 8h às 14h
Drives: PAF Ondina, FBDC Brotas e Shopping da Bahia.
Pontos Fixos: USF Vista Alegre, USF Vale do Matatu, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), FBDC Brotas, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Pirajá e USF Cajazeiras X.
2ª dose Coronavac: 8h às 14h
Drive: Barradão.
Pontos Fixos: Barradão e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).
A Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação da 1ª dose para os demais públicos prioritários exclusivamente através da plataforma Hora Marcada. Além dos grupos eletivos, as pessoas com 47 anos ou mais nascidos entre 21 de maio de 1973 e 22 de Junho de 1974 também poderão agendar a imunização pela plataforma. No total, foram abertas 8 mil vagas neste domingo, por meio do portal www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br. Os drives da Arena Fonte Nova e da Unijorge (Paralela) funcionarão das 22 horas de segunda-feira até as 7h da terça-feira para atendimento exclusivo das pessoas que realizarem o agendamento.
Para realizar o agendamento, todos as pessoas habilitadas deverão estar com o nome da lista da SMS e no momento da vacinação apresentar os documentos exigidos para cada público eletivo.
Drives: Arena Fonte Nova e Unijorge (Paralela).
Confira os grupos prioritários habilitados e os documentos que deverão ser apresentados no ato da vacinação:
Caminhoneiros:
Os caminhoneiros com carteira das categorias C, D, E, AE ou AC com idade igual ou superior a 18 anos estão habilitados a se vacinar contra a Covid-19 em Salvador. Todos devem ter nome na lista do site da SMS e ser residente de Salvador para ter acesso as doses. No ato da vacina apresentar documento oficial com foto, carteira de habilitação por categoria, o documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal. É indispensável também levar as cópias impressas do Certificado de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e do Extrato do Transportador com situação ativa. Ambos os documentos devem possuir a data de validade superior ao dia de vacinação.
Trabalhadores da indústria e construção civil:
Todos os profissionais com 18 anos ou mais, devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e estar em pleno exercício das atividades em Salvador. No ato da vacinação, terão que apresentar um documento oficial com foto e cópia impressa de contracheque ou carteira de trabalho atualizada ou contrato Pessoa Jurídica.
Profissionais da comunicação:
Os jornalistas e radialistas com idade igual ou superior a 40 anos podem se vacinar. Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS e atuar em Salvador. No ato da vacina deve apresentar obrigatoriamente o documento oficial com foto e CÓPIA impressa do certificado de conclusão de curso/diploma, DRT ou Identidade profissional válida (carteira da Fenaj, por exemplo). Além disso, devem levar a CÓPIA impressa do último contracheque ou nota fiscal; ou carta da chefia.
Rodoviário, trabalhador da limpeza urbana, metroviários, trabalhador do transporte aquaviário, portuários, trabalhador do transporte intermunicipal, catadores de materiais recicláveis e trabalhadores do transporte aéreo (18 a 59 anos):
Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque. Os portuários que trabalham no Porto de Salvador deverão estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto, cópia impressa do último contracheque ou cópia da ficha cadastral do trabalhador expedida pela OGMOSA atualizada. Os catadores de materiais recicláveis devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e CÓPIA IMPRESSA da carteira da cooperativa. Trabalhadores do transporte intermunicipal precisa ser residente (morador) de Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque. Os trabalhadores do transporte aéreo devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque ou da credencial aeroportuária com data de validade posterior a data de vacinação.
Trabalhadores da saúde, médicos veterinários, farmácias e de estabelecimentos com cnes ativo; doulas, cuidador de idoso e autônomos:
Todos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópias impressas dos seguintes documentos:
Trabalhadores da saúde e de farmácias: último contracheque ou contrato PJ ativo. Médicos veterinários: último contracheque, contrato de trabalho Pessoa Jurídica ou Imposto de Renda. Doulas: cópia Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório. Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos, técnico em radiologia, veterinários): carteira do conselho de classe e cópia impressa do Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de Pessoa Jurídica ativo ou da última nota fiscal. Trabalhador da saúde dos estabelecimentos com CNES ativo: deve estar lotado em Salvador e em pleno exercício das atividades. Apresentar também cópia impressa do último contracheque. Cuidador de idoso (18 a 59 anos): Uma das cópias impressas do Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, comprovante do e-Social ou ISS atualizado ou nota fiscal. Nos documentos é preciso estar o registro de “Cuidador (a) de idoso”.
Lactantes com até 12 meses de amamentação (18 anos ou mais):
Todas devem estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto. As lactantes que estejam amamentando até o 12º mês de vida bebê: devem apresentar também cópia impressa de certidão de nascimento do bebê.
Trabalhadores de escolas públicas e privadas, faculdades/universidades públicas e privadas e escola de curso técnico (nível básico):
Os trabalhadores devem estar com nome cadastrado no site da SMS, em pleno exercício das atividades em Salvador, e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto e mais cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho PJ.
Pessoas com doença falciforme:
Para ter acesso ao imunizante é preciso ter a idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome na lista do site da SMS e no ato da vacinação apresentar documento de identificação com foto, além de um dos documentos abaixo IMPRESSO:
Cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão. Cópia do Exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina). Cópia da Carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.
Pessoas com comorbidade (doenças crônicas), deficiência, transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas), síndrome de down, imunossuprimidos, transplantados, e em hemodiálise:
Todos os indivíduos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.
Policial federal, policial rodoviário federal, policial militar e civil; bombeiro, agentes de salvamento, trânsito e penitenciários; fiscal de medida restritiva, guarda civil municipal, forças armadas, trabalhador do sistema de privação de liberdade e agente socioeducativo:
Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 18 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.
Gestantes e puérperas:
Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:
Gestantes: devem apresentar também cópia impressa do laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante.