Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a retomada da vacinação contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (25). O retorno será depois de dois dias de suspensão da imunização por falta de doses na capital.
Covid-19: Novo lote com doses de vacinas da Janssen e CoronaVac chegam à Bahia
Segundo o prefeito, nesta sexta, a vacinação será retomada com pessoas a partir dos 46 anos, em primeira dose. Poderão receber a segunda dose as pessoas que tiverem data de reforço marcada até o dia 30 de junho.
Sábado (26) e domingo (27), serão vacinadas as pessoas a partir dos 45 anos apenas em primeira dose. A aplicação da segunda dose será suspensa nos dois dias.
A Prefeitura ainda não detalhou se a vacinação será apenas em demanda aberta, ou se também haverá agendamento. Os pontos de vacinação por drive-thru e pontos fixos também não foram divulgados.
Sexta-feira (25)
8h às 12h - nascidos até 25/10/1974
13h às 16h - nascidos até 25/02/1975
17h às 21h - nascidos até 25/06/1975
Sábado (26)
8h às 12h - nascidos até 26/10/1975
13h às 16h - nascidos até 26/02/1976
A população em situação de rua da capital baiana vai ser vacinada no início da próxima semana. A data ainda vai ser anunciada pelo prefeito Bruno Reis, segundo informações da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). De acordo com o representante da pasta, Kiki Bispo, toda a estratégia está pronta para alcançar 7,5 mil pessoas do público prioritário. O secretário afirma que a Janssen foi escolhida para a imunização da população em situação de rua por ser dose única de aplicação. As equipes da Abordagem Social da Sempre farão buscas ativas nos locais que concentram este público-alvo e farão o encaminhamento para os pontos de vacinação. Os quatro Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop) e o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar) também serão pontos de vacinação para este grupo. Além das pessoas em situação de rua que utilizam os serviços da Sempre e estão no Cadastro Único, os assistidos nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) e os cadastrados no Programa Corra Pro Abraço compõem o público da capital baiana. A lista também passou pela validação da Defensoria Pública da Bahia.
Chegada de novas doses
O anúncio de retomada foi feito depois que um novo lote com doses de vacinas chegaram à Bahia. No total, são 273,1 mil doses de vacinas, sendo 92,1 mil da Janssen e 181 mil da CoronaVac. A carga da Janssen terá 50% das doses encaminhadas para Salvador e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da região metropolitana, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios. Ainda de acordo com a Sesab, essa distribuição, prevista para começar ainda nesta quinta-feira, ficou acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
Fonte G1 Bahia