Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
FUNDAÇÃO JOÃO FERNANDES DA CUNHA COMEMOROU 25 ANOS EM 2017 COM REALIZAÇÃO DE DIVERSAS AÇÕES NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E PROMOÇÃO DO SER HUMANO.
A Fundação João Fernandes da Cunha, criada em 21 de maio de 1992, festejou seus 25 anos de atividades ininterruptas com uma série de promoções de eventos realizadas durante todo o ano de 2017. Aconteceram neste exercício debates, palestras, lançamentos de livros, concessão da Medalha do Mérito Professor João Fernandes da Cunha a personalidades de destaque na Cidade do Salvador por relevantes serviços prestados à cultura e educação.
Também foram realizadas exposições de arte, artesanato, Oratório de Santo Antônio do Maestro Keiler Rêgo, apresentação da Cameratas do TCA, show musical com a professora Eliana Suarez e convidados, dentre outros eventos. Apresentações essas sempre visando cumprir com a filosofia e o objetivo da Fundação JFC: de estimular a cultura, educação e promoção do ser humano.
Veja de forma detalhada o que a Fundação JFC fez em 2017:
21 de maio –25 Anos da Fundação João Fernandes da Cunha: Realização daPalestra: "Nossa Senhora de Fátima” proferida pelo Dr. Renato Cruz Vieira que discorreu sobre a história da Santa. Nessa noite comemorativa ao aniversário da instituição, fez-se no Momento Musical uma homenagem ao sambista Riachão, de 96 anos, que teve suas músicas apresentadas na voz do cantor e compositor Tonho Matéria e convidados.
05 de junho - Oratório de Santo Antonio - com o Maestro Keiler Rego.
28 de agosto - Palestra "SANTO AGOSTINHO E SEU PENSAMENTO" proferida pelo ProfºGermano Dias Machado.
12 de setembro - CAMERATAS PARA TODOS - Apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
24 de Outubro - SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA - Palestra "A PAISAGEM PITORESCA E OS CONTRASTES DE SALVADOR" proferida pelo Historiador Daniel Rebouças que discorreu sobre a história da Cidade.
23 a 29 de outubro - Exposição artesanal: "Como um poeta que brinca com as palavras, o artesão faz com as mãos sua poesia".
06 de novembro - Palestra: "A importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário Brasileiro - proferida pelo Des. do TJ da Bahia Osvaldo de Almeida Bomfim.
14 de dezembro - NATAL NA FUNDAÇÃO JFC - Apresentação do Show "Mensagens de Otimismo" com alunos e convidados da Profª. Eliana Suarez.
Estatística da Biblioteca em 2017 - Fevereiro a Novembro:
CONSULTASAO ACERVO–4.171.
EMPRÉSTIMO DE LIVROS - 1.229.
ACESSO À INTERNET - 284.
USUÁRIOS CADASTRADOS - 11.023 (desde a sua fundação).
LIVROS CADASTRADOS - 17.000 (desde a sua fundação).
HISTÓRICO:
A FUNDAÇÃO JOÃO FERNANDES DA CUNHA, FUNDADA EM 21 DE MAIO DE 1992, É UMA INSTITUIÇÃO DE CARÁTER CULTURAL, EDUCATIVO E PROMOCIONAL DO SER HUMANO, COMO BEM DEFINE O SEU LEMA “HOMINEM EVEHERE”.
DA LONGA EXPERIÊNCIA DO INSTITUIDOR, O PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA, COMO EDUCADOR, RESULTOUA CONVICÇÃO DE QUE, PARA O SER HUMANO ALCANÇAR MELHOR INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE, É FUNDAMENTALAPROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO.
DAÍ NASCEU A BIBLIOTECA DA FJFC, FONTE PRINCIPAL DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DAQUELES QUE A FREQUENTAM. O ESPAÇO INAUGURADO EM 21 DE MAIO DE 1996 É ABERTO A TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE E DISPÕE DE ACERVO DE 17 MIL LIVROS, ALÉM DE REVISTAS, JORNAIS E CLIPPINGS QUE COBREM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. SUA ESTRUTURA OFERECE SERVIÇOS DE
REFERÊNCIA, LEITURA E PERIÓDICOS, CIRCULANTE E INFORMAÇÃO À COMUNIDADE.
A FUNDAÇÃO ACOLHE NA SUA SEDE A ACADEMIA BAIANA DE EDUCAÇÃO, O GRUPO DE AÇÃO CULTURAL DA BAHIA (GACBA) E O GRUPO DE TEATRO ARTE, AMOR E POESIA.
É PRESIDIDA PELO MÉDICO SILVONEY SALES DE ALMEIDA QUE DÁ CONTINUIDADE AO BRILHANTE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA, AUTOR DO PENSAMENTO:
"Minha vida, desde a juventude, tem decorrido entre livros, professores, estudantes e cristãos. É natural, portanto, que a minha consciência esteja sempre voltada para Deus e para a promoção cultural dos meus semelhantes.”
João Fernandes da Cunha:
Nasceu em Juazeiro (Ba) em 21 de maio de 1921 e faleceu em 8 de dezembro de 2006 em Salvador. Graduou-se em Ciências Contábeis, Economia e Jornalismo e foi professor por 30 anos na UFBa., Ucsal e FACEBA. Aposentou-se pelo Banco do Brasil e ajudou a organizar, estruturar e implantar o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco de Fomento do Estado da Bahia, depois transformado em Banco do Estado da Bahia (Baneb).Ele dividia o trabalho nas instituições bancárias com o de professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Finalidade da Fundação JFC:
A finalidade da Fundação é a de realizar projetos que visem o autodesenvolvimento do ser humano, mediante a educação, ampliação e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e elevação do nível cultural, para que possa alcançar a sua própria integração na sociedade.
Para atingir seus objetivos a instituição promove cursos, palestras, encontros e eventos, a exemplo de lançamentos de livros, sarau de poesia, música e exposições, como fonte de ampliação do conhecimento e expansão de suas ações diversificadas. Tudo isso visando o aperfeiçoamento individual e social.
A Biblioteca segue os princípios da UNESCO, de acolhimento a todos, sem qualquer distinção e proporciona aos usuários acervo de 17 mil livros cadastrados e outros multimeios, propiciando o serviço de acesso à internet, exibição de filmes e vídeos.
Está em fase de implantação o INFOCENTRO, que se destina a ampliar o conhecimento de informática, de forma prática, a pessoas jovens e de terceira idade.Será mais uma forma de contribuir para a redução da exclusão digital de expressiva parcela da população, ainda sem oportunidade de utilizar tão valioso e indispensável instrumento de busca da informação.
Vale ressaltar que para o efetivo funcionamento do INFOCENTRO, é necessária a participação no projeto de alguma entidadepública ou privada que seja parceira da Fundação.