Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
De acordo com a Prefeitura de Salvador, será realizado um mutirão da repescagem para pessoas com 18 anos ou mais, onde todos os indivíduos que se enquadrarem na faixa etária poderão buscar os pontos de imunização, independente de residir ou não na capital baiana.
Por causa disso, não será necessário estar com nome no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ter acesso ao imunizante, segundo a Prefeitura. No entanto, no ato da vacinação deverá ser apresentado original e cópia do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de residência, CPF, documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência.
Segundo a Prefeitura, também continua a repescagem dos adolescentes com 17 anos com e sem comorbidades, bem como das gestantes e puérperas com idade igual ou superior a 12 anos. Neste caso, será necessário conferir se o nome está habilitado no site da SMS.
A Prefeitura ainda informou que a aplicação das segundas doses dos imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac também seguirá normalmente. Também é necessário conferir se o nome está no site da SMS.
Além disso, os idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 17 de março de 2021 também poderão se dirigir aos pontos de imunização, na quinta-feira, para receber a dose de reforço. Segundo a gestão municipal, quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer uma nova solicitação, já que a administração desta dose acontecerá automaticamente.
Ainda segundo a gestão municipal, as equipes volantes também irão continuar visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.
Confira os pontos de vacinação da quinta-feira:
Repescagem adolescentes 17 anos sem comorbidades: 8h às 16h
Serão contemplados os indivíduos com 17 anos nascidos entre 10 de setembro 2003 a 9 de setembro de 2004. Poderão ser imunizadas apenas as pessoas que tiverem com o nome na lista do site da SMS.
A Prefeitura informou que os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente: 8h às 16h
Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
Mutirão para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos: 8h às 16h
No mutirão da repescagem para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos todos aqueles que ainda não tomaram a primeira dose poderão buscar os pontos de imunização independente de residir ou não em Salvador. Por isso, não será necessário estar com nome no site da SMS para ter acesso ao imunizante, mas no ato da vacina deverá ser apresentado original e cópia do Cartão SUS do município de residência, CPF, documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência.
Gestantes e puérperas: 8h às 16h
Conforme a nova recomendação do Ministério da Saúde só poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.
Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:
A Prefeitura informou que está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com o imunizante Oxford e Janssen.
As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
Oxford: 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 29 de setembro já podem procurar os pontos de imunização.
CoronaVac: 8h às 16h
Todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 9 de setembro já podem procurar os pontos de imunização.
Pfizer: 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 29 de setembro já podem procurar os pontos de imunização.
A aplicação da dose de reforço será administrada em idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 17 de março de 2021. Antes de se dirigir aos postos, este público deve conferir se o nome está na lista do site da SMS.
Além disso, também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção.
De acordo com a Prefeitura, quem completou o esquema vacinal em casa, através do Vacina Express, não precisa fazer uma nova solicitação, já que a administração desta dose acontecerá automaticamente.
Fonte G1 Bahia