Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
A Prefeitura de Salvador ampliou o horário da aplicação de primeiras doses contra Covid-19 para adolescentes entre 14 a 17 anos sem comorbidades, que estiverem com o nome na lista no site da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), em três pontos de vacinação nesta quinta-feira (16).
Segundo a Prefeitura de Salvador, o Clube dos Oficiais, Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova atenderão apenas o grupo prioritário e terão atendimentos até as 19h. Os demais locais seguem a programação normal até as 16h.
Na quinta-feira, a estratégia seguirá com a repescagem dos jovens de 15, 16 e 17 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal na cidade. Para ter acesso à vacinação, este público precisa estar cadastrado no site da SMS.
A aplicação da 2ª dose Oxford, Pfizer e Coronavac também segue normal, assim como para os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 27 de março, para o recebimento da 3ª dose.
O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.
As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.
As Prefeituras-Bairro da cidade vão disponibilizar as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS.
Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador e com nome na lista da SMS poderão procurar na quinta (16) pontos fixos e drivers.
Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde.
Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.
Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.
Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.
Confira os locais de vacinação nesta quinta-feira:
Adolescentes de 14 a 17 anos
Serão imunizados apenas as pessoas que estiverem com o nome na lista do site da SMS.
Os menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deverão apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
8h às 16h
8h às 19h
Gestantes e puérperas: 8h às 16h
Conforme recomendação do Ministério da Saúde só poderão se dirigir aos pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.
Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:
Além disso, está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizante Oxford/AstraZeneca e Janssen.
As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deverão apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente com nome cadastrado no site da SMS: 8h às 16h
Os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deverão apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.
Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos: 8h às 16h
A Secretaria Municipal da Saúde também realiza a repescagem das pessoas com 18 anos ou mais. Para ter acesso às doses é necessário estar com o nome na lista do site da SMS.
Oxford: 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 11 de outubro poderão procurar os pontos de imunização.
CoronaVac: 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 16 de setembro poderão se dirigir aos pontos de imunização.
Pfizer: 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 11 de outubro poderão se dirigir aos pontos de imunização.