Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

João Paulo I, que foi papa durante 33 dias, será beatificado

O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído ao pontífice e autorizou o início do processo para torná-lo beato

O papa Francisco reconheceu nesta quarta-feira (13) um milagre atribuído a João Paulo I, cujo pontificado foi um dos mais curtos da história, de apenas 33 dias em 1978, e ele será beatificado. 

O pontífice argentino autorizou promulgar "o decreto sobre o milagre atribuído por intercessão do venerável servo de Deus João Paulo I", informou o Vaticano em um comunicado.

O milagre atribuído a João Paulo I, o italiano Albino Luciani, foi a cura inexplicável em 23 de julho de 2011, em Buenos Aires, de uma menina de 11 anos que estava gravemente doente e agonizando, mas que se curou graças às orações ao pontífice italiano, segundo o Vaticano.

Francisco reconheceu em agosto "as virtudes heroicas" de João Paulo I, considerando-o "servo de Deus", primeira etapa no caminho para a beatificação, cuja data ainda não foi determinada pelo Vaticano.

Papa João Paulo I em foto de arquivo — Foto: Vatican News

Papa João Paulo I em foto de arquivo — Foto: Vatican News

Normas canônicas

Para a canonização - ou seja, para ser considerado um santo -, é necessário ter intercedido em um segundo milagre, de acordo com as normas canônicas. João Paulo I, conhecido como "o papa sorridente", é o último de uma longa sucessão de papas italianos e sua morte, ocorrida apenas 33 dias e seis horas após sua eleição, gerou dúvidas e teorias da conspiração.

Eleito em agosto de 1978 aos 65 anos para suceder Paulo VI, foi encontrado morto na madrugada de 28 de setembro de 1978 por um infarto, segundo a versão oficial.

No entanto, devido ao fato de não ser realizada a autópsia em pontífices e das imprecisões por parte do Vaticano sobre as condições e o horário da morte, a opinião pública alimentou o rumor de que ele teria sido assassinado, provavelmente envenenado.

Entre os papas recentes, Paulo VI (1963-1978) foi beatificado, enquanto João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005) foram canonizados.

Fonte G1

 
Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com