Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Detalhes da ação na sexta-feira, como horário de atendimento e postos de vacinação, ainda serão divulgados pela prefeitura.
"Mobilizaremos todas as equipes que atuam no processo de imunização para intensificar a vacinação da gripe na cidade. É uma medida para ampliar a cobertura vacinal no município com o intuito de conseguirmos quebrar a cadeira de transmissão do vírus da influenza na capital e, assim, reduzir os impactos do surto em nosso sistema de assistência de urgência", explicou o secretário municipal da saúde, Leo Prates.
A vacinação contra gripe segue em Salvador exclusivamente para o público elegível da estratégia. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.
Para aumentar a adesão e evitar aglomerações, a prefeitura municipal ampliou de 16 para 24 o número de postos que oferecem a aplicação do imunizante. O atendimento para vacinação nos postos é das 8h às 16h. [Confira ao final da matéria a lista]
De acordo com a Prefeitura de Salvador, nas últimas 24 horas mais 32 casos da influenza H3N2 foram registrados na cidade. Com isso, subiu para 109 o número de ocorrências de gripe notificados na cidade em 2021. Desse total, 106 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.
Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe na capital baiana, número considerado abaixo do esperado, já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público-alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.
Em julho, a Prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.
Na terça-feira, o Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, confirmou que a cidade passa por um surto de gripe. Após o surto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a reabertura de gripário no bairro do Pau Miúdo.
Confira abaixo a lista de postos que disponibilizam vacinação contra gripe:
DS Pau da Lima
UBS Pires da Veiga
USF Vila Canária
USF Dom Avelar
USF Nova Brasília
DS Subúrbio
USF Tubarão
USF Teotônio Vilela 2
USF Congo
USF São João do Cabrito
USF Alto da Terezinha
USF Fazenda Coutos 1
USF Alto do Cruzeiro
DS Barra Rio Vermelho
Multicentro Adriano Pondé
DS Itapagipe
USF Joanes Leste
USF Joanes Centro Oeste
DS Centro Histórico
Multicentro Carlos Gomes
DS São Caetano /Valéria
USF Antonio Lazzarotto
DS Cajazeiras
USF Yolanda Pires
USF Cajazeiras IV
DS Liberdade
Multicentro Professor Bezerra Lopes
DS Brotas
UBS Manoel Vitorino
DS Boca do Rio
USF Pituaçu
DS Cabula/ Beiru
USF Fernando Filgueiras (Cabula VI)