Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3329-1016
(71) 3328-0522
Fax: (71) 3328-3168
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Jovens escritores expõem sentimentalidades, revolta e senso crítico em poesias

Representações estão nas obras inscritas no Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação.

 

Jovens escritores expõem sentimentalidades, revolta e senso crítico em poesias

Uma das possibilidades de escrever poemas e poesias está em colocar para fora diversos sentimentos. A parceria entre a caneta e o papel deu tão certo que a juventude baiana tem demonstrado interesse nesse gênero literário secular.

Uma prova disso são as obras inscritas no Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação dos estudantes de diversas instituições, que expressam nos poemas que escrevem sentimentos de orgulho, amor, e alegria, mas também de angústia e inquietação.

O estudante Breno Albergaria entende disso muito bem. Ele diz que foi a partir de sua participação no Concurso que percebeu o dom da escrita. "A partir do Concurso eu pude me expressar, pude me soltar mais um pouco. Aí, eu percebi que eu tenho o dom e posso passar um pouco do que sinto para os outros", recorda.

1

Foto: ASCOM/FPC

Com 17 anos de idade, Breno venceu a quarta edição do Concurso através da poesia "Preto é Resistência", no qual aborda em seis estrofes sobre a temática racial, e expõe em seus versos palavras de orgulho, ressaltando a importância do combate ao racismo.

"Eu tinha medo do que as pessoas iam achar. Foi a primeira vez que participei. Eu pensei que a minha poesia seria mais uma de tantas outras, aí eu venci e meus colegas me apoiaram a escrever", reforçou o estudante.

É por isso que a dirigente da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), Bárbara Falcón, se impressiona com o talento dos jovens escritores. Ela afirma que a iniciativa estimula novos talentos e incentiva outros estudantes a participarem.

"É uma coisa tão impressionante ver como esses jovens escritores conseguem transmitir suas experiências tão marcantes. A escrita ocorre de forma mais natural quando você lê", salientou a diretora.

Clique aqui para ler as poesias dos estudantes.

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.

  •  
Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 – 3329-1016 / Fax: (71) 3328-3168
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com