/ Artigos

O que é uma relíquia?

Por Dom Murilo S.R. Krieger, scj Arcebispo de São Salvador da Bahia & Primaz do Brasil.

O que é uma relíquia?

Relíquia é um fragmento do corpo de um santo, geralmente dos ossos, venerados com grande respeito pelos católicos pois os corpos dos santos foram templos do Espírito Santo e eles o utilizaram para realizar boas obras.

Normalmente, as relíquias são classificadas como de primeiro grau (se são parte do corpo), de segundo grau (se objetos de uso pessoal do santo) ou de terceiro grau (quando se trata de um objeto que eventualmente tenha tocado o corpo do santo – p.ex.: um lenço).

Na Bíblia temos referências a relíquias – por exemplo:Atos dos Apóstolos 9,20: “Deus realizava prodígios extraordinários pelas mãos de Paulo, a tal ponto que pegavam lenços e panos que tivessem tocado seu corpo, para aplicá-los sobre os doentes, e as doenças os deixavam, e os espíritos maus se retiravam”.

Mateus 9,20: faz referência mulher que tocou a túnica de Jesus, confiante em sua cura, e, por sua confiança e esse gesto, foi realmente curada de sua doença.

No dia da canonização de Irmã Dulce dos Pobres, um relicário, com um pequeno fragmento de sua costela, será entregue ao Papa Francisco, e ficará guardada na Capela das Relíquias, no Vaticano.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil